domingo, 14 de novembro de 2010

A Rocha dos Murmúrios - Comentário

Este é o terceiro livro da série Virgin River. Depois de ler este livro, afirmei o meu sentimento em relação à série: é tipo como uma novela. Eu não sou nada fã de telenovelas mas gosto de "novelas" em livros. É como começar com meia dúzia de personagens e ir sempre aumentando, falando dos novos que chegaram mas nunca descurando os que já lá estavam.

Neste livro, tal como já era previsto no anterior, é-nos contada a história de Mike Valenzuela, um ex-marine colega de Jack e Pregador, que já tinha aparecido nos livros anteriores, especialmente do último onde ele já tinha chegado a Virgin River para recuperar do trágico acidente que sofreu e que quase lhe custou a vida.
A personagem principal feminina é Brie, a irmã mais nova de Jack, que após ter passado por um divórcio doloroso e ter perdido um dos maiores casos como ajudante do promotor público contra um violador em série, ela própria irá ser vítima dele.
A história desenvolve-se então à volta da recuperação de Brie, com a ajuda de Mike que, por ter passado à pouco tempo por uma situação traumática, compreende melhor que ninguém o que Brie está a sentir e vai tentar, com muita paciência, que ela volte a ser a mulher forte que sempre foi e abandone a mulher frágil e medrosa em que se tornou.
Paralelamente, vamos vendo a evolução da casa de Jack e Mel, a vida entre o Pregador e Paige, que entretanto tentam ter um filho dos dois mas enfrentam algumas dificuldades e também o aparecimento de novas personagens, como Tommy e o seu pai, um general aposentado que compraram uma propriedade em Virgin River e que se mudaram para lá. Para lá vai também a sua irmã Vanessa, uma grávida numa fase já bastante avançada, cujo marido é um marine também conhecido de Jack e que se encontra na guerra. Aparece também Paul Haggerty, outro ex-marine que agora trabalha na empresa de construção da família e que vem uma temporada para Virgin River para ajudar Jack na construção da sua casa.
Tommy irá envolver-se com uma rapariga do liceu, Brenda, que esconde com ela um terrível segredo que não quer revelar por nada deste mundo mas que ajudaria a salvar outras pessoas que passaram pelo mesmo que ela.
É com a ajuda de Mike, que entretanto se tornou o polícia da vila, que o caso que deu origem ao segredo de Brenda vai ser desvendado, tendo também uma participação de Brie.

Diria que este livro foi, dos 3, o que menos me entusiasmou. Gosto da história mas tem casos demasiado reais que "estragam o cor-de-rosa" do romance. Ainda assim, aconselho a leitura e pretendo continuar a ler os seguintes.

Classificação: 7 - Bom

Sem comentários: