sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Louca por Compras - Comentário (livro e filme)

Terminei ontem o primeiro livro do meu plano de leitura (conforme mencionei aqui) e vi hoje o filme, os quais irei comentar de seguida, respectivamente.

Livro:
Devo dizer, assim para começar, que mais ao início pensei em desistir de ler o livro. A personagem revelava atitudes tão mas tão futéis que só me apetecia bater-lhe e lembrava-me muitos dos meus clientes (não, não trabalho num banco mas tenho clientes que com certeza têm um ou vários gerentes de banco atrás deles como esta personagem).
Rebecca Bloomwood é uma jornalista financeira que não percebe absolutamente do que escreve ou fala porque se limita a copiar por brochuras e coisas semelhantes mas percebe tudo de cartões de crédito, especialmente como ultrapassar em muito o seu plafond. Completamente viciada em compras, é uma compradora compulsiva que quase lhe saltam os olhos das órbitas quando vê a palavra SALDOS.
Ao longo do livro, vão-nos sendo contadas vários episódios (a maioria muito "tristes") de situações que lhe acontecem devido à falta de dinheiro para pagar as contas dos seus cartões e vai-se dando conta de que é um total falhanço. Uma pessoa que escreve sobre finanças, que aconselha os outros sobre a melhor forma de poupar e investir e nem sequer consegue gerir as suas próprias finanças. Quando a situação chega a extremos muito complicados, Rebecca vê-se obrigada a tomar medidas para resolver a situação. Foi nesta altura que o livro começou a ter mais alguma piadita...

Classificação do livro: 5 - Razoável

Para estreia nesta autora, devo dizer que não fiquei nada impressionada. Não estou a dizer que escreva mal ou algo do género. É uma escrita fluída, basicamente como se estivessemos dentro da cabeça de Rebecca a ver tudo o que se passava e a ouvir tudo o que o cérebro dela pensava em cada situação. Acredito até que este história seja bastante mais realista do que seria de desejar (excepto o final que foi um bocado forçado).
Já tenho outro livro da autora e que, de acordo com quem o leu, não tem nada a ver com este. Apesar de haver mais livros com a "Louca", o Fada do Lar é com outra personagem diferente.
Em todo o caso, depois de ler este livro e se ainda não tivesse comprado aquele, com certeza não o iria comprar e não faço grande conta de comprar os próximos.

Filme:
Como sempre, volto a cair na tentação de ver o filme após ler o livro, sempre na esperança de que este seja mais fiel que o normal. Errado, muito errado. Acho que de todos os filmes que já vi baseados em livros que já li, este é o menos fiel. É sempre aquelas trocas e baldrocas de personagens, situações diferentes, locais diferentes, etc.
O filme até é engraçado, especialmente nas cenas em que ela está a meter "a pata na poça" (que são bastantes) mas teria achado mais piada se não fizesse as inevitáveis comparações com o livro... Aliás, cheguei a uma altura que tive que deixar de comparar e centrar-me na história do filme porque já estava a ficar deveras complicado percebê-lo.

Sem comentários: