domingo, 8 de agosto de 2010

"Plano de leituras"

Conforme eu já tinha dito aqui, vou hoje dar-vos a conhecer o meu "plano de leituras".

É certo e sabido (basta olhar aqui para o lado para os livros por ler) que tenho uma fila de livros enorme por ler e que não sei quando vai terminar ou sequer baixar. É certo que andei um tempo sem comprar quase nada mas agora excedi-me e aproveitei algumas promoções e engordei um bocado mais o monte...

Portanto, além de não fazer conta de comprar (pelo menos em tão grande quantidade) livros nos próximos tempos, tenho esperanças de que quando começar a trabalhar, talvez tenha mais uns "buraquitos" de tempo em que posso adiantar as leituras, pelo menos quando a VIP não estiver comigo.

A pilha está grande porque compro mais do que consigo ler e ultimamente essa última parte não está nada famosa, porque se quero comprar um livro que apanho em promoção não vou deixar passar a oportunidade que posso nunca mais ter, etc. Mais critico que isto e que talvez seja até patético é eu ter livros, de autores que nunca li, que só conheço pelas críticas e dos quais já comprei mais que um livro sem nunca ter lido algum anterior. E se não gostar, nem do livro, nem do autor, nem de nenhuma das coisas? Vou ficar com aquela sensação de dinheiro desperdiçado; por outro lado, se gostar, vou achar que fiz excelentes aquisições.
Se se der o segundo caso, por muito tempo que os tenha, quando ler vou ficar sempre satisfeita; se for o primeiro, vou bater com a cabecinha na parede umas quantas vezes para deixar de ser parva e andar a comprar mais livros sem saber, por mim própria, se gosto do estilo ou não.

Resumindo então, o meu plano de leituras passa pelo seguinte: em vez de quando acabo um livro ficar tipo burro a olhar para um palácio a olhar para a estante a ver qual vai ser o próximo, vou seguir uma ordem de ler, pelo menos, um exemplar de cada autor que tenha já mais que um livro e nunca tenha lido nada dele ou mesmo que só tenha um, que esteja na eminência de poder comprar mais em breve. Isto para evitar de andar a gastar dinheiro desnecessariamente.

Neste momento o plano já entrou em acção porque estou a ler o Louca por Compras da Sophie Kinsela, da qual já comprei o Fada do Lar (por estar em promoção) e da qual ainda não tinha lido nada. Até agora não estou a achar nada por aí além porque é um exagero de loucura por compras, com a qual não me identifico nada (excepto na parte de ver as coisas em saldos).

Já falei tanto neste post que se vou pôr aqui a lista, credo, nunca mais acaba. Por isso vou fazer outro post.

Sem comentários: