domingo, 16 de maio de 2010

Luzes do Norte - Comentário

Eu não gosto de dizer isto desta forma mas finalmente acabei este livro! Foram quase 2 meses até o acabar e tendo em conta que o comecei ainda estava grávida e agora a minha menina já tem quase 2 meses, parece que foi à séculos! Não que o livro não seja bom ou eu não tenha gostado da história, mas quando a leitura de um livro se arrasta por muito tempo, há sempre pormenores que ficam esquecidos e especialmente quando entram muitas personagem, uma pessoa esquece-se dos nomes.
Foi isso que me aconteceu neste livro e por isso andei até ao fim a pensar que o assassino era uma pessoa que não era, quando até já se sabia à muito quem era... Não que eu não tenha vontade de ler mas simplesmente não consigo. Se eu tivesse mais um bracito, era uma ajuda brutal! Sempre dava para segurar o livro... mas assim tenho que guardar apenas quando me vou deitar e a mafarrica está a dormir, e mesmo nessa altura pouco leio porque o sono rapidamente dá conta de mim... E, infelizmente, já nem no wc consigo ler...

Passando ao comentário propriamente dito, este não foi, com certeza, um dos livros da NR que mais gostei apesar de não ser mau. Mais uma vez é uma história que além de romance envolve mistério, policia e mortes.
Nate Burke é um polícia de Baltimore que se muda para o Alaska, para a pequena localidade de Lunacy, em busca de uma nova vida, após ter deixado a anterior que lhe deixou marcas profundas e das quais ele tem alguma dificuldade em superar: a morte do melhor amigo e parceiro de trabalho e um divórcio.
Chegado a Lunacy, após uma atribulada viagem de avião (a única forma de lá chegar), tudo era diferente do que estava habituado: uma vila pequena e aparentemente pacata, onde toda a gente se conhece, temperaturas sempre negativas e onde iria ser o chefe da polícia, em contraste com uma vida de cidade, onde os homicídios era uma constante da sua vida.
Ao chegar lá, encontra também Meg Galloway, uma mulher jovem, piloto de mato, independente e avessa a qualquer relacionamento estável, ainda que apreciasse sexo sem qualquer compromisso e cedo o propõe ao novo chefe da polícia. Mas será que ambos vão conseguir continuar um relacionamento apenas baseado nisso?
Três assassinatos, um à 15 anos do pai de Meg que todos julgavam que tivesse apenas desaparecido e não morto, e mais 2 recentes vão mudar todo o conceito de vila sossegada que era atribuído a Lunacy e fazer com que Nate volte aos casos a que estava acostumado.

Em resumo, é um livro interessante e mesmo tendo em conta que o meu julgamento está um pouco afectado pelo demasiado tempo que levei a lê-lo, ainda assim não o iria pôr à frente de outros que tenho para ler.

Como este foi um livro no qual foi baseado um filme, faço conta de o ver, provavelmente para me decepcionar mais uma vez...

Classificação: 6 - Bom, mas recomendado com reservas

Sem comentários: