terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dewey - Comentário

Depois de ter começado a ler este livro à quase 10 meses atrás, finalmente hoje terminei-o. Obviamente que para ter demorado tanto tempo a lê-lo é porque não me agradou muito.
Comprei este livro com aquela ânsia de falar sobre gatos, ou sobre um especificamente, mas acabou por se revelar outra coisa diferente do que eu estava a imaginar, o que se tornou em desilusão e consequentemente me levou este tempo todo a ler.
Nunca o dei como "abandonado" na leitura, porque estava no wc da loja e raramente lhe pegava e quando pegava era por pouco tempo.

Este é o livro que conta a história, aparentemente real, de Dewey, um gato que foi parar dentro da caixa de devoluções de livros da biblioteca de Spencer, Iowa. Dewey começou então a cair nas graças de toda a gente, funcionários, clientes, etc. e a biblioteca renasceu.
As pessoas começaram a ir à biblioteca quase mais por causa do gato do que aquilo que já costumavam lá ir fazer e este, como retribuição pela preferência, fazia companhia a cada uma das pessoas, um pouco a cada um.
A fama de Dewey foi-se começando a espalhar por toda a região, país, mundo. Crianças, adultos, vinham de todo o lado para ver o famoso gato, para tirar fotos, fazer uma festa ou apenas vê-lo.
Mas tal como tudo na vida perde o seu valor, a fama e o valor do gato também se foram perdendo ao longo dos últimos anos, quase 20, em que ele viveu na biblioteca e foi o gato de toda a gente.

O facto de eu ter retomado a leitura deste livro com mais afinco ultimamente deveu-se ao estado de espírito em que me encontrava. Não estava com pachorra para romances, precisava de algo diferente, mesmo que tivesse que encontrar algumas longas descrições no livro, também havia muitas situações engraçadas sobre o gato e que me fazem sempre relembrar a falta que sinto de ter um felino de carne e osso aqui comigo. Como, infelizmente, não posso, vou lendo sobre eles, ainda que seja muito diferente ler o que alguém escreveu sobre o seu gato do que falarmos do nosso próprio. Há sentimentos que por muito bem que se descrevam, não conseguem transmitir o que se sente por um animal de estimação, especialmente um que nos acompanha durante tanto tempo.

Entretanto já vou na 2ª semana a ler Onde caem os anjos e vou a meio do livro. Definitivamente estou com a minha produtividade de leitura quase no fundo. Espero que entretanto melhores dias venham, em que tenha mais tempo e mais concentração. Até lá...

Classificação: 6 - Bom, mas recomendado com reservas

Sem comentários: